Próximos Trilhos
Trilhos Anteriores
O encontro dos AMUT’eiros, depois de tantos e longos meses de pausa, deu-se ao nascer do dia, nos Moinhos de Jancido, como manda a tradição da primeira caminhada AMUT’Caminhando de cada ano, que é sempre no concelho de Gondomar.
Atendendo aos constrangimentos atuais que limitam o agrupamento de muitas pessoas, a retomar da nossa atividade deu-se com uma prática inovadora: um Banho de Floresta!
Um grupo de dez aventureiros, ainda ensonado e com algum frio, reuniu-se para desfrutar do primeiro shinrin-yoku que a Floresta lhes iria proporcionar.
Assim, orientados pela guia, Ângela Pereira, formaram um círculo num espaço amplo e verde, à entrada da floresta e, nesse mesmo local, foi-lhes explicado a experiência que estavam prestes a viver e os desafios e convites que iriam ser-lhes colocados.
Ao longo do caminho, os participantes foram passeando de clareira em clareira, passando por caminhos cobertos de folhas de carvalho, a lembrar o outono já passado, abraçados por mimosas vestidas de amarelo e refrescadas pelo orvalho da manhã, encantados pelos pássaros a dar-nos os bons dias com o seu cantar e aproveitando para ouvir a sua própria respiração e a música envolvente, observando a água e as cores do início do dia e o sabor dos frutos nascidos da natureza, todos estes sentidos, despertaram em cada um aquilo que alguns descreveram como paz, relaxamento, serenidade e calma.
Encerrada a atividade, que teve uma duração aproximada de 2 horas e 30 minutos, e já com o espírito recarregado de bem-estar e boas energias, os participantes puderam desfrutar de um chá com biscoitos nas margens do Rio Sousa, aos pés da cascata de Caiáguas e dos Moinhos de Jancido.
A alegria e o bem-estar era tal que o grupo decidiu prosseguir o passeio pelos Moinhos de Jancido até ao Rei desta Floresta, um Carvalho imponente que reina no ponto mais alto deste trilho.
A atividade terminou pelas 12 horas, todos felizes por se terem proporcionado a este momento que lhes trouxe paz, tranquilidade e bem-estar, agradecendo à Floresta tudo o que ela tem para nos oferecer.
O próximo Banho de Floresta está programado para o dia 19 de fevereiro 2022.
No dia 19 de fevereiro, reuniram-se junto ao Estádio do F.C. Foz do Sousa, em Jancido, para aí começar uma experiência inovadora de (re)Encontro com a Natureza ou Shinrin-Yoku.
O grupo, inicialmente reunido em círculo, foi orientado pela guia, Ângela Pereira. Que foi sugerindo diversos convites e oportunidades de partilha. Houve tempo para meditar, ouvindo a sua respiração e sentindo os seus pés, bem colados à Mãe Natureza, que tanto fornece no dia-a-dia de cada um.
Guiados pelo chilrear dos pássaros, cada um pode encontrar a sua “casa” na natureza. Umas mais luminosas, desfrutando os raios de Sol que começavam a fazer-se sentir àquela hora, outras junto ao rio, com o som mágico da água corrente logo pela manhã. Independentemente do local elegido, um sítio onde, como as árvores que ali residem, pudessem criar raízes.
Como o frio não dava tréguas e apesar do tímido Sol que surgia entre os ramos das árvores despidas, foi distribuído pelos participantes um chá bem quentinho, com biscoitos um bolo maravilhoso de maça e canela oferecido pela AMUT’eira Madalena.
Todo o percurso foi feito por trilhos recheados de mimosas floridas, oliveiras, loureiros, sobreiros, carvalhos, com tanta diversidade que levou os mais atentos a experimentar os diversos cheiros e retratos preciosos que nos podem ser oferecidos, quando estamos, com atenção, dispostos a recebe-los.
Este trajeto levou o grupo até à Cascata de Caiáguas e aos Moinhos de Jancido, onde se fez a tradicional foto de grupo. O shinrin-youku teve uma duração de cerca de 2 horas e 30 minutos, e trouxe aos nossos participantes aquilo que eles descreveram como serenidade, bem-estar, relaxamento e alegria. Haverá melhor forma de começar um dia?
A Atividade terminou com os participantes motivados e expectantes pela próxima atividade que a AMUT’Caminhando: o regresso das caminhadas, sendo a primeira pela Paisagem Protegida de Corno de Bico, em Paredes de Coura, no dia 12 de março 2022.
No dia 12 de Março os AMUT’eiros reuniram-se para finalmente retomarem oficialmente o AMUT’Caminhando, com a Caminhada pela Paisagem Protegida de Corno de Bico, em Paredes de Coura.
Pelas 6h30, ainda ensonados, reuniram-se no Parque de Estacionamento do Multiusos de Gondomar, onde eram aguardados pelo autocarro que os levaria até à pequena Aldeia de Bico, início do destino.
Chegados a Braga, o grupo fez uma pequena paragem para o tradicional pequeno-almoço, e seguiu até Túmio, o início do Trilho tão desejado, depois de dois anos.
A chuva e o vento forte, que acompanharam os AMUT’eiros durante o percurso, tornou a caminhada uma experiência inesquecível. Sentir o vento e a chuva na cara foi desafiante, mas, chegados à Floresta, sentir a sua proteção e acolhimento, com as cores e os cheiros intensificados pela chuva inspiravam um misto de encanto e surpresa. Acompanhados pelo som das árvores a esvoaçar ao vento, a flora coberta de líquenes e musgos “cabeludo” e os riachos que cumprimentavam quem passava.
Os mais atentos puderam ainda visitar uma clareira de pinheiros, com um pequeno ribeiro de águas cristalinas, onde as palavras de ordem eram a paz e o silêncio.
Finalizada a caminhada e trocada a roupa e o calçado, por roupa quentinha e aconchegante, o grupo partiu para a hora de almoço. Alguns dos AMUT’eiros optaram pelo almoço no restaurante Montanha, onde foram muito bem recebidos e tiveram a visita do Mohamed com a venda ambulante que muitos aproveitaram. Os restantes AMUT’eiros seguiram até ao centro histórico de Paredes de Coura, para piquenicar e
aproveitar a beleza do centro histórico desta linda vila minhota.
Recolhidos todos os participantes pelas 16 horas, felizes e satisfeitos por um dia de (re)encontro recheado de alegria, regressaram os AMUT’eiros, com ânsia pelo próximo trilho, previsto para o dia 02 de abril de 2022.
No dia 02 de Abril os AMUT’eiros rumaram às mágicas Serras de Sicó, para conhecer as Buracas do Casmilo.
Numa manhã, que se adivinhava solarenga, o grupo reuniu-se no Parque de Estacionamento do Multiusos de Gondomar e, de autocarro, partiu em direção à localidade de Condeixa-a-Nova, onde tiveram a possibilidade de tomar juntos o tradicional pequeno-almoço.
O trilho, que os levaria até às majestosas Buracas, iniciou na pequena Aldeia do Furadouro, local onde foi feito o registo fotográfico do grupo. Entre subidas desafiantes e paisagens de cortar a respiração, os AMUT’eiros mostraram a sua garra, entre uma fauna diversificada, por vezes com vegetação escassa e solo com gravilha, como com locais onde a vegetação se tornava densa cobrindo cabeças e permitindo aos AMUT’eiros recuperar o folego, no meio do calor que se fazia sentir nesse dia.
Já quase no final do percurso, e quando menos esperavam, ali estavam as Buracas. Majestosas cavidades na rocha, que os AMUT’eiros logo puderam visitar e conhecer e que certamente os levou a imaginar como que seria viver nestes locais, em tempos muito remotos. Entre as fotografias e a contemplação daquela vista monumental, que dificilmente será algum dia esquecida, o caminho continuou até à Aldeia do Furadouro, onde os AMUT’eiros encontraram o autocarro que os levou de regresso à vila de Condeixa-a-Nova, para almoçar e conhecer o centro histórico.
À hora combinada, o grupo partiu em direção a casa, animado e feliz por mais uma oportunidade de conhecer o precioso património português e pelo encontro com a família AMUT’eira, ansiosos pela próxima caminhada, prevista para o dia 21 de Maio de 2022.