Dia Nacional de Luta Contra a Obesidade
No dia 19 de maio, celebra-se o Dia Nacional de Luta Contra a Obesidade.
Considerada pela Organização Mundial de Saúde como a “epidemia do século XXI”, a obesidade é uma doença crónica de armazenamento excessivo de gordura corporal.
É encarada como um dos maiores problemas de saúde pública mundial, sendo a segunda causa de morte passível de prevenção, logo a seguir ao tabagismo.
Sim, é possível emagrecer! E o início da mudança passa por recorrer à ajuda de um profissional de saúde.
O Drº Hugo Canelas é o responsável pela consulta de Nutrição na Clínica AMUT’Saúde, e cujo trabalho tem resultado em pacientes que conseguiram perder os quilos que tinham a mais, sentindo-se mais felizes e com mais qualidade de vida.
Leia este artigo do Drº Hugo Canelas (1389N):
Perceber individualmente onde está a raiz do problema da obesidade, é muito mais importante do que tentar encontrar os culpados deste problema de saúde que afeta cada vez mais portugueses.
Cada pessoa tem a sua própria história que leva a desequilíbrios calóricos que resulta em aumento de massa gorda. Em caso de excedente calórico, o nutriente “engordante” pode ser a gordura, os hidratos, a proteína ou o álcool. De nada importa não ingerir hidratos de carbono à noite se nessa refeição couberem 2 ou 3 bifes, uma salada “afogada” em azeite e uns 2 quadrados de chocolate (que por vezes, acabam por se transformar numa tablete inteira). Cada indivíduo engorda, porque de alguma forma come mais calorias do que as que gasta, mesmo que não se aperceba disso. Um dos padrões mais recorrentes que surgem ultimamente são as semanas limpas e os fins-de-semana desastrosos, isto é, pessoas consciencializadas para se portarem bem durante a semana, mas todas as calorias que vão poupando de segunda a sexta acabam por ser recuperadas ou no jantar de sexta e sábado ou no casamento/aniversário do fim-de-semana.
No fundo nada muda, independentemente da quantidade de hidratos de carbono, proteína ou gordura, o que importa são as calorias que ingeriu a mais nesse dia e, como tal, as recomendações mantêm-se as mesmas:
– Não fume;
– Álcool em moderação;
– Faça exercício físico;
– Apanhe algum sol
– Frutas e legumes sim, mas tenha atenção porque não são só água;
– Evite Junk Food ou Fast Food.
Adotar estas medidas podem aumentar a esperança média de vida em 12 a 14 anos a partir dos 50, de acordo com um estudo realizado este ano, junto da população norte americana.
Se precisar de um guia mais detalhado, marque a sua consulta de nutrição, confie em quem tem anos de experiência e esqueça as leituras paralelas, porque um plano alimentar não é uma receita de farmácia: não é igual para toda a gente que tem o mesmo problema.
Hugo Canelas