Fisioterapia Manual e Osteopatia

Pedido de Informação

Foto Angela Duarte_AMUT SAUDE
Marta Ribeiro_fisioterapia_Osteopatia

Marta Ribeiro

A Terapeuta Marta Ribeiro é licenciada em Fisioterapia, pela ESTSP – Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Porto, tendo experiência em ambiente clínico, hospitalar, desportivo, gabinete e domicílios.

Tem formação complementar em:

Terapia Manual evidence-based "Disfunções da Coluna Lombar";

Curso de Fisioterapia Desportiva de Elite;

Mulligan (técnica de correcção articular);

Terapia Manual e Punção Seca. Pontos Gatilhos Miofasciais;

Terapias Miofasciais e terapia sacro-craniana;

Kinesio Taping KT1/KT2;

Pilates Clínico - Matwork 1 APPI.

 

Cuide de si!

Fisioterapia Manual e Massagem Corporal

Técnicas e experiência profissional:

Fisioterapia traumato-ortopedia: disfunções musculoesqueléticas de origem ortopédica, traumáticas ou reumatológicas.

Fisioterapia neurofuncional: Avc, Lesão Medular, Amputados, Distrofias Muscular, Mielomeningocele, paralisia cerebral.

Fisioterapia Geriátrica: prevenir e tratar as disfunções decorrentes do processo de envelhecimento.

Fisioterapia desportiva: preparação, prevenção e recuperação.

 

Outras técnicas:

Drenagem linfática: técnica de terapia corporal, que auxilia, otimiza e facilita a circulação da linfa e sua expulsão, junto com microorganismos e substâncias não necessárias ao corpo. Traz inúmeros benefícios a pessoas que sofrem de problemas circulatórios.

Massagem corporal: técnica de aplicar força ou vibração sobre tecidos macios do corpo, incluindo músculos, tecidos conectivos, tendões, ligamentos e articulações, para estimular a circulação sanguínea, a mobilidade, a elasticidade , alívio de determinadas dores corporais , redução do stress e tensão nervosa.

 

 

Ângela Duarte

A terapeuta Ângela Duarte é licenciada em Fisioterapia, pela Universidade Estácio de Sá – Rio de Janeiro. 

Formação Complementar: Kabat, Crochetagem Aponeurótica, Kinesio Taping – SS Global, Gymnastic Ball.

 

Cuide de si!

 

 

 

 

Fisioterapia Manual e Osteopatia

É uma ciência que recorre a um conjunto de procedimentos diagnóstico e terapêuticos, com o objetivo de promover a saúde, melhorar a qualidade de vida e prevenir a doença.

Na Clínica AMUTt’Saude a terapêutica de eleição é a terapia manual pela sua eficácia e conforto do paciente. O que nos diferencia é a aposta na qualidade e um tratamento único e personalizado que tem como objetivo, não só o alívio dos sintomas, mas principalmente a resolução do problema.

A Fisioterapia Manual intervém a nível:

Musculo-esquelético:

Lesões musculares (ex. contraturas, tendinites, contusões, distensões…); Lesões articulares agudas e crónicas (ex. entorses, rutura de ligamentos, artroses…); Cefaleias de tensão (dores de cabeça, enxaquecas); Reumatológico (fibromialgia, artrite reumatoide, esclerose múltipla...); Controlo do processo inflamatório; Dessensibilização da dor; Manutenção da força e mobilidade; 

Respiratório:

Ex: DPOC, Asma, Bronquite, Enfisema, Fibrose quística...); Remover secreções; Reeducar o padrão respiratório; Melhorar a mobilidade torácica e do diafragma; Melhorar a tolerância ao exercício.

TERAPIA MIOFASCIAL:

A Fáscia envolve todas as estruturas do corpo, os músculos, artérias, nervos, órgãos. Esta é tridimensional, por isso uma disfunção da fáscia pode dar sintomas em qualquer zona do corpo, bem como ser a causa de muitos problemas das estruturas que esta envolve. Com esta técnica vamos induzir uma libertação da fáscia para melhorar todo o funcionamento das estruturas e reequilibrar todo o organismo.

A terapia Miofascial tem ótimos resultados nas seguintes patologias:

Dores de cabeça; Fadiga; Rigidez no movimento; Dores na cervical e lombar; Dores crónicas; Problemas músculo-esqueléticos; Artroses.

TERAPIA SACRO-CRANIANA:

É um método suave de avaliação e de correção de disfunções no sistema sacro craniano e do corpo com o uso das mãos para melhorar o seu funcionamento (criando um ambiente fisiológico equilibrado no qual o sistema nervoso central vive e funciona), eliminando os efeitos negativos do stress, aumentar a resistência à doença e melhorando toda a saúde.

A nível terapêutico, a terapia sacro-craniana tem efeitos positivos para:

Melhorar o funcionamento do sistema nervoso central; Eliminar os efeitos negativos do stress; Problemas de sono; Depressão e Depressão Pós Parto (endógenas- que vêm de dentro ou que têm causas fisicas); Fadiga Crónica; Fibromialgia e outras Desordens do Tecido Conectivo; Desordem do défice de atenção; Sinusite, tonturas e zumbidos; Enxaquecas, Cefaleias, Dores de cabeça, dores de pescoço, costas e menstruais, etc.; Disfunção da articulação tempero mandibular (ATM); Artrite e doenças reumáticas (fibromialgia); Aumento da resistência à doença.

OSTEOPATIA:

A Osteopatia é uma disciplina terapêutica que se interessa pelo organismo humano e os seus movimentos, procurando desbloquear as restrições de mobilidade que possam existir nos músculos, esqueleto, articulações, assim como dos órgãos internos e da parte sacrocraniana (parte que vai do crânio ao osso sacro, no fim da coluna). Atua no tratamento de várias doenças e também na sua prevenção, sem recurso a medicamentos ou cirurgia.

A Osteopatia vê o organismo como um todo.

Mais do que eliminar o sintoma, a prioridade do Osteopata é procurar a causa do sintoma de forma a poder intervir para eliminar o problema e curar o doente.

A Osteopatia trata doenças frequentes como a ciática, lombalgias, cervicalgias, hérnias discais, torcicolos, escolioses, espondiloartrose, tensões ou contraturas musculares e síndromes do túnel cárpico.

Pode ainda ajudar a resolver as incómodas enxaquecas, problemas digestivos, insónias, problemas respiratórios.