Medicina Tradicional Chinesa

Pedido de Informação

Sandra Antunes _MTC

Especialista Sandra Antunes

Sandra Antunes é especialista diplomada pelo IMT- Instituto de Medicina Tradicional do Porto no Curso Geral de Acupuntura, Moxabustão e Fitoterapia Chinesa, tendo realizado o seu estágio em Medicina Tradicional Chinesa na Clinica do Prof. Ming, onde exerceu em prática clínica, as valências de Acupuntura, Moxabustão, Ventosaterapia, Tui Na, Fitoterapia, Eletroacupuntura, Auriculoterapia e Dietética Chinesa.

Mais recentemente, entre outras formações  da especialidade, realizou uma Pós Graduação em Acupuntura Integrativa na CESPU.

Conta já com uma experiência significativa no tratamento de patologias tais como ciática, periartrite do ombro, lombalgia, neuroma de morton, depressão, obesidade, obstipação, menorreia, infertilidade, entre outras.

 

sara

Especialista Sara Silva

A especialista Sara Silva é, desde 2010, formada pela UMC (Universidade de Medicina Chinesa), em Medicina Tradicional Chinesa, Acupuntura e Fitoterapia.

Fez, também, formação em Dietética Chinesa, pela UMC, e em Massagem Tui Na, pelo IMT-Porto (Instituto de Medicina Tradicional).

Na sua prática clínica utiliza, como ferramentas de tratamento, Acupuntura, Auriculopuntura, Fitoterapia Chinesa, Massagem Tui Na e Moxabustão.

Ricardo Oliveira_MTC_Tui Na

Especialista Ricardo Oliveira

O Especialista Ricardo Oliveira é diplomado pelo IPN - Instituto Português de Naturologia do Porto, no curso de Medicina Tradicional Chinesa, com experiência significativa no tratamento e alívio da dor e inúmeras patologias do foro físico e psicológico. 

Além do curso de Medicina Tradicional Chinesa, detém formação em: Auriculoterapia, Massagem Tui Na, Reflexologia podal, Shiatsu, Professional Kinesiology Taping, Moxabustão, Ventosaterapia, Acupuntura no alívio da dor, Acupuntura na realidade clínica, Técnicas ortodoxas de acupuntura (Mestre Tung e Balance Method), Métodos das 3 Agulhas.
Participação em Seminários de Saúde.

Medicina Tradicional Chinesa

ACUPUNTURA

A Acupuntura é uma técnica milenar da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) que consiste na colocação de agulhas finas e esterilizadas, em pontos específicos do corpo (acupontos), para obter um determinado efeito terapêutico. Segue um diagnóstico próprio, baseado em teorias relacionadas com a harmonização energética do corpo, numa visão holística do ser humano.

A acupuntura proporciona um alívio imediato, um momento de relaxamento e uma melhoria na qualidade de vida. Produz um efeito analgésico, anti-inflamatório, relaxante muscular, calmante, antidepressivo, cicatrizante, estimula o sistema imunitário e age diretamente na reabilitação física. A nível emocional, conduz ao equilíbrio e reduz significativamente o stress.

 VENTOSATERAPIA

É uma técnica da Medicina Tradicional Chinesa, onde se utilizam ventosas de vidro ou acrílicas. Tem a função de limpar o sangue das toxinas acumuladas no organismo, produzida pelos alimentos e outras fontes poluentes. A estagnação do sangue, nos músculos das costas ou das articulações é considerado pelas medicinas orientais como um dos elementos causadores de doenças. A ventosa é assim, usada para o alívio de dores musculares, como as lombalgias e a dor abdominal, melhorar o sistema circulatório e até mesmo, para redução de celulite e gordura localizada.

MOXABUSTÃO

É um tratamento sem agulhas que significa, literalmente, "longo tempo de aplicação do fogo", é uma espécie de acupuntura térmica, feita pela combustão da erva Artemísia. Trata e previne doenças através da aplicação de calor em pontos e/ou certas regiões do corpo. Pode ser associado à acupuntura dependendo do diagnóstico.

Tem resultados muito positivos no tratamento de alergias, sinusite e rinite alérgica.

REFLEXOLOGIA PODAL CHINESA

A Reflexologia Podal Chinesa é uma massagem terapêutica suave, que estimula no pé, determinadas áreas e pontos reflexos, correspondentes aos diversos órgãos e partes do corpo humano. Deste modo trata as doenças comuns, assim como, é preventiva na saúde humana. A reflexologia é uma componente da Medicina Tradicional Chinesa e por isso auxilia na harmonização e equilíbrio do corpo energético. É ainda um instrumento para restabelecer, de forma natural, o equilíbrio do ser humano. Fazendo pressões com as mãos em determinados pontos dos pés é possível provocar mudanças fisiológicas no corpo aumentando o potencial de cura do organismo.

A reflexologia pode ser usada como terapia tanto nos adultos, como crianças e bebés.

 SHONISHIN PEDIÁTRICO

O Shonishin é um tratamento de base que procura fortalecer a constituição e restabelecer o equilíbrio do bebé e da criança, que por ser mais recetiva e sensível, responde ao tratamento mais rapidamente do que um adulto. Trata-se de uma técnica de acupunctura especializada que não usa agulhas, pelo que o seu carácter não invasivo e muito suave, permite ser utilizado com conforto e segurança num recém-nascido ou mesmo nas crianças mais irrequietas. A presença dos pais durante a sessão é muito importante, pois em alguns casos, os pais poderão aplicar manobras muito simples que irão reforçar os efeitos do tratamento, bem como os laços afetivos entre pais e crianças. O Shonishin é útil para tratamento das seguintes patologias: Distúrbios ligados ao sono, agitação, irritabilidade; Do aparelho digestivo: cólicas, prisão de ventre e regurgitação; A nível respiratório: asma, tosse, constipações frequentes; Da pele: eczema, psoríase, dermatite atópica e baixa imunidade no geral.

AURICULOTERAPIA

A auriculoterapia faz parte da Medicina Tradicional Chinesa e foi reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma terapia de microssistema. Consiste na estimulação mecânica de pontos específicos do pavilhão auricular, para tratar problemas físicos e psíquicos. Estes pontos designam-se pontos auriculares, que são zonas específicas distribuídas na superfície auricular e refletem fielmente a atividade funcional de
todo o organismo. Além disso, pode ajudar a diagnosticar doenças através da observação de alterações nestes pontos.
O tratamento consiste na colocação, após assepsia rigorosa, de um material esférico e de superfície lisa, os adesivos de sementes de mostarda, que pressionam os pontos auriculares. Visa equilibrar de forma sistémica, no entanto pode ser utilizada para tratamentos específicos como deixar de fumar ou emagrecer. É um método com resultados muito positivos e por ser pouco invasivo, bem aceite pelos pacientes.

Marque já a sua consulta, cuide de si!

 

A Medicina Tradicional Chinesa (MTC)

 De acordo com a MTC, a doença surge por desequilíbrio da energia do organismo. Uma vez diagnosticado este desequilíbrio pode recorrer-se a várias ferramentas de tratamento, no sentido de restabelecer o equilíbrio energético:

Acupuntura que consiste na aplicação de agulhas filiformes num conjunto de pontos selecionados de acordo com a sua função e efeito terapêutico. Estes pontos encontram-se localizados ao longo do percurso de meridianos (canais energéticos) por onde circula a energia.

Fitoterapia Chinesa que consiste em usar preparados de plantas medicinais chinesas combinadas ou isoladas numa fórmula com efeito terapêutico. Não só complementa a acupuntura como aumenta a sua eficácia.

Moxabustão que recorre à queima da planta artemísia para tratar com calor um ou vários pontos. Desbloqueia os meridianos aquecendo-os, dispersa frio ajudando a eliminar a dor. É bastante útil em casos de doenças provocadas pelo frio.

 Dietética Chinesa que é uma das ferramentas da Medicina Tradicional Chinesa, fundamental na manutenção da saúde e prevenção da doença. A dieta deve ser adequada ao estado energético do paciente. Alguns alimentos serão aconselhados outros “proibidos.”

Massagem Tui Na - As várias técnicas de Tui Na trabalham meridianos e pontos de acupuntura, promovendo a circulação de sangue e energia, restabelecendo o equilíbrio natural.

Marque já a sua consulta, cuide de si!

 

TUI NA

A Tui Na é parte integrante da Medicina Tradicional Chinesa, sendo constituída por um variado conjunto de técnicas manipulativas. A sua aplicação permite estimular pontos de acupunctura e zonas específicas do corpo do paciente com o objetivo de atingir o equilíbrio fisiológico e energético.

“Tui” significa “Empurrar” e “Na” “Agarrar”.

Popular na China, desde 1600 AC, a Massagem Tui Na evoluiu ao longo dos séculos e revela-se atualmente extremamente eficaz na prevenção e tratamento de diversas patologias não só músculo-esqueléticas como também a nível da medicina interna.

Qual é a diferença da massagem ocidental?

A massagem ocidental é uma técnica física de manipulação dos tecidos moles (pele, músculos). A Tui Na pode manipular, graduar, regularizar a circulação de energia, sangue e líquidos orgânicos, podendo, assim, ajudar o homem a lutar contra eventuais efeitos nefastos do ambiente (fim profilático) e igualmente ultrapassar os danos patológicos manifestados (fim terapêutico).

A Tui Na tem ótimos resultados no alívio da dor e/ou na recuperação da boa forma, nomeadamente nas seguintes patologias:

Lombalgias; Cervicalgias; Ciatalgias; Tendinites; Cefaleias; Dores de costas; Dores abdominais.

Recomenda-se ainda a Tui Na pelo seu efeito relaxante e/ou tonificante em casos de:

Excesso de cansaço; Excesso de stress/ansiedade/insónias; Problemas de trânsito intestinal.

Marque já a sua consulta, cuide de si!