Orientação Vocacional

Pedido de Informação

ZARA 2

Orientação Vocacional

“Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida.” Confúcio.

A Orientação Vocacional assume-se como um processo que pode acontecer ao longo de todo o ciclo vital. Este processo assume-me como particularmente importante no 9º ano quando os/as estudantes são confrontados/as, inevitavelmente, com uma escolha a nível do ensino secundário. No entanto, esta pode acontecer ao longo da vida, nomeadamente, numa fase adulta relacionada com a carreira, como por exemplo, (re)conversão profissional.

Nas sessões de Orientação Vocacional o/a aluno/a será apoiado nas suas tomadas de decisão sobre o seu percurso académico. Desta forma, será promovido o seu autoconhecimento e, tendo por base o conhecimento das suas características individuais, é realizado um levantamento dos interesses e aptidões e promovida a exploração vocacional (das áreas ou profissões) de modo a que possa ser tomada uma decisão vocacional consciente de acordo com o(s) projeto(s) futuro(s).

 

 

 

 

 

 

Zara Sousa

A Psicóloga Zara Sousa é licenciada em Psicologia Social e do Trabalho pela Universidade Fernando Pessoa e Mestre em Psicologia do Trabalho pela Faculdade de Psicologia e Ciência da Educação da Universidade do Porto.

Desempenhou funções de Técnica de Recrutamento e Seleção e de Psicóloga do Trabalho, foi psicóloga em várias instituições ligadas à educação e formação e responsável pelos Serviços de Psicologia e Orientação (SPO).

Atualmente é Técnica de Orientação, Reconhecimento e Validação de Competências. Paralelamente, é formadora nas áreas comportamentais, igualdade de oportunidades, igualdade de género e de violência doméstica.

É membro efetivo da Ordem dos Psicólogos e pela mesma Ordem e Especialista nas áreas de Psicologia da Educação e Psicologia do Trabalho, Social e das Organizações e possui ainda as seguintes especialidades avançadas: Psicologia Vocacional e do Desenvolvimento da Carreira e Psicologia Comunitária.

 

Cuide de si!