Psicologia Clínica

Pedido de Informação

BERTOQUINI

Psicologia Clínica

A intervenção clínica dirige-se a pessoas (adolescentes e adultos) com problemas relacionados com: stress, fobias, medos, luto, divórcio, sexualidade, fases de transição da vida (por exemplo divórcio, mudança de emprego, entre outros), perturbações de personalidade, problemas emocionais, de comportamento ou dificuldades de relacionamento interpessoal, como a agressividade, a ansiedade, a depressão, o isolamento social entre outras desordens relacionadas com o desenvolvimento sócio-afetivo. Dirige-se também a pais que sintam necessidade de aconselhamento parental, no sentido de encontrarem metodologias e estratégias facilitadoras da tarefa educativa.

Intervenção:

Nesta fase é levada a cabo a construção do programa terapêutico sendo implementadas estratégias específicas e diferenciadas. Ao longo do processo de intervenção, são realizadas reavaliações, no sentido de recolher informação acerca do ritmo de desenvolvimento e sobre as áreas que ainda precisam de ser alvo de intervenção, ou sobre a necessidade de continuar com a intervenção.

As sessões têm duração de 60 minutos e a periodicidade das mesmas dependerá das necessidades de cada pessoa.

A consulta de Nutrição tem objetivo melhorar a vida do indivíduo através de reeducação alimentar, envolvendo:

- A avaliação da composição corporal (altura, peso, índice de massa corporal, perímetro de cintura, percentagem de massa gorda…);

- O estudo de parâmetros bioquímicos e outros exames considerados relevantes (se necessário);

- A avaliação dos hábitos alimentares e estilo de atividade física;

- Definição de objetivos e metas a atingir;

- Elaboração de um plano alimentar adequado às necessidades nutricionais e objetivos individuais.

Susana Bertoquini

A Psicóloga Clínica e da Saúde Susana Bertoquini é licenciada em Psicologia pela Universidade Fernando Pessoa desde 2004 e em Biologia pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto desde 1996. Está a frequentar o Doutoramento em Psicologia da Saúde na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação do Porto. Tem, desde 2012, formação em Hipnose Clínica e desde 2014 em Mindfulness para Redução de Stress e Desenvolvimento Emocional MBSR.

Atua na área clínica e da saúde, em diferentes contextos, através de intervenções que visam o desenvolvimento pessoal ou a redução do sofrimento, levando em conta a complexidade do humano e a sua subjetividade promovendo mudanças orientativas no sentido da promoção do bem-estar.

Cuide de si!

Psicóloga CARLA JULIO

Carla Júlio

Licenciada em Psicologia Clínica e da Saúde pela Universidade Fernando Pessoa, desde 7 de março de 2008. No final da sua licenciatura, defendeu um estudo que realizou junto da comunidade de etnia cigana intitulado “O Amor sob uma Visão Científica e as suas Diferenças Inter-Culturais”. Concluiu ainda a 27 de fevereiro de 2012 o Mestrado e Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Psicogerontologia, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.

Acompanhamento de crianças, adolescentes, adultos e idosos, em todas as fases do seu desenvolvimento e atuando de acordo com as problemáticas de cada paciente, visando a melhoria da saúde e bem-estar emocional da pessoa.