Psicologia Clínica

Pedido de Informação

BERTOQUINI

Psicologia Clínica

A intervenção clínica dirige-se a pessoas (adolescentes e adultos) com problemas relacionados com: stress, fobias, medos, luto, divórcio, sexualidade, fases de transição da vida (por exemplo divórcio, mudança de emprego, entre outros), perturbações de personalidade, problemas emocionais, de comportamento ou dificuldades de relacionamento interpessoal, como a agressividade, a ansiedade, a depressão, o isolamento social entre outras desordens relacionadas com o desenvolvimento sócio-afetivo. Dirige-se também a pais que sintam necessidade de aconselhamento parental, no sentido de encontrarem metodologias e estratégias facilitadoras da tarefa educativa.

Intervenção:

Nesta fase é levada a cabo a construção do programa terapêutico sendo implementadas estratégias específicas e diferenciadas. Ao longo do processo de intervenção, são realizadas reavaliações, no sentido de recolher informação acerca do ritmo de desenvolvimento e sobre as áreas que ainda precisam de ser alvo de intervenção, ou sobre a necessidade de continuar com a intervenção.

As sessões têm duração de 60 minutos e a periodicidade das mesmas dependerá das necessidades de cada pessoa.

A consulta de Nutrição tem objetivo melhorar a vida do indivíduo através de reeducação alimentar, envolvendo:

- A avaliação da composição corporal (altura, peso, índice de massa corporal, perímetro de cintura, percentagem de massa gorda…);

- O estudo de parâmetros bioquímicos e outros exames considerados relevantes (se necessário);

- A avaliação dos hábitos alimentares e estilo de atividade física;

- Definição de objetivos e metas a atingir;

- Elaboração de um plano alimentar adequado às necessidades nutricionais e objetivos individuais.

Susana Bertoquini

A Psicóloga Clínica e da Saúde Susana Bertoquini é licenciada em Psicologia pela Universidade Fernando Pessoa desde 2004 e em Biologia pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto desde 1996. Está a frequentar o Doutoramento em Psicologia da Saúde na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação do Porto. Tem, desde 2012, formação em Hipnose Clínica e desde 2014 em Mindfulness para Redução de Stress e Desenvolvimento Emocional MBSR.

Atua na área clínica e da saúde, em diferentes contextos, através de intervenções que visam o desenvolvimento pessoal ou a redução do sofrimento, levando em conta a complexidade do humano e a sua subjetividade promovendo mudanças orientativas no sentido da promoção do bem-estar.

Cuide de si!

Psicóloga CARLA JULIO

Carla Júlio

Licenciada em Psicologia Clínica e da Saúde pela Universidade Fernando Pessoa, desde 7 de março de 2008. No final da sua licenciatura, defendeu um estudo que realizou junto da comunidade de etnia cigana intitulado “O Amor sob uma Visão Científica e as suas Diferenças Inter-Culturais”. Concluiu ainda a 27 de fevereiro de 2012 o Mestrado e Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Psicogerontologia, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.

Acompanhamento de crianças, adolescentes, adultos e idosos, em todas as fases do seu desenvolvimento e atuando de acordo com as problemáticas de cada paciente, visando a melhoria da saúde e bem-estar emocional da pessoa.

?????????????????????????????????????

Helga Gonçalves

Psicóloga Membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses com Cédula Profissional Nº 12476; Licenciatura Pré-Bolonha (2000-2005), na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, com especialização em Comportamentos Desviantes; International Certified Professional Coach – Coach Profissional Certificada, com especialização em Executive Leadership Coaching, pela INCTA – International Coaching and NLP Training Academy; Certificação Internacional em PNL, pela INCTA – International Coaching and NLP Training Academy e pela ABPCI; Trainer em Coaching com PNL na INCTA e Instituto de Ciências Comportamentais e de Gestão; Facilitadora Oficial de Cura Reconectiva®, Certificada pelo Dr. Eric Pearl e The ReconnectionLLC.

 

Atua como Psicóloga, Facilitadora de desenvolvimento humano com Programação Neurolinguística e Coach Profissional. É ainda formadora na área de desenvolvimento pessoal: Programação Neurolinguística, Coaching, Igualdade de Género e Combate à Violência Doméstica, Gestão de Stress e Gestão de Conflitos.

 

Cuide de si!

Psicologia e Terapia com PNL:

A intervenção psicológica assume-se como um contexto privilegiado de promoção da saúde integrada e bem-estar, numa lógica de desenvolvimento contínuo do potencial humano e foco num futuro mais positivo. É nesta abordagem construtiva que surge o recurso à Programação Neurolinguística – PNL – enquanto ferramenta prática da Psicologia para promoção do desenvolvimento integrado e de competências pessoais e sociais. Como ferramenta prática acelera processos, promove mudanças positivas e duradouras.

A PNL dispõe de um conjunto de técnicas, validadas a nível mundial, que ajudam o ser humano a criar a sua realidade (subjetiva) de forma mais possibilitadora. Somos nós que processamos e atribuímos significado à informação que nos chega através dos 5 sentidos, por isso podemos escolher (reprogramar) a melhor forma de a processar e utilizar para nosso benefício. Ao estarmos cientes que o cérebro humano pode ser desenvolvido durante toda a vida e que é reprogramável, podemos sempre melhorar a forma como representamos internamente a realidade e comunicamos connosco e com os outros. Este processo de desenvolvimento permite-nos aceder aos nossos recursos, ao que de melhor há em nós, ou então criar novos recursos que nos levem a possibilidades mais positivas e, subsequentemente, a estados emocionais que favoreçam comportamentos e ações que desejamos.

Principais benefícios para a pessoa:

Promoção do desenvolvimento integrado e desenvolvimento de competências pessoais e sociais;

Aprender a identificar e gerir emoções para um funcionamento harmonioso e saudável;

Superar receios, bloqueios, aprender a gerir preocupações, dificuldades e stress;

Ultrapassar crenças limitadoras;

Superar estados de ansiedade, ansiedade generalizada, medos, fobias, traumas;

Superar perturbações de humor, distúrbios de comportamento e de personalidade;

Ultrapassar dificuldades de adaptação em diversos contextos (falar em público, por exemplo);

Problemáticas ligadas à dinâmica familiar e de relacionamentos;

Desenvolver e capacitar outras dimensões do funcionamento humano, como integração-adaptação no contexto profissional, situação de desemprego, entre outras.

Promoção do autoconhecimento, autoconfiança, autoestima e inteligência emocional.

Psicoterapia de Apoio: intervenção para desenvolvimento do potencial humano, alicerçando estratégias para saber lidar com situações-problema, e aprender a encontrar recursos internos e soluções para ultrapassar e prevenir outros obstáculos.

Sessões de Coaching:

O Coaching é um processo estruturado e evolutivo que proporciona que a pessoa se torne na melhor versão dela mesma, partindo do presente (situação atual onde se encontra) rumo ao futuro que quer para si. Resulta de uma parceria entre o Coach (profissional) e o Coachee (cliente), em que o Coach, através de questões que coloca, leva a pessoa a refletir, a dar as respostas, a encontrar as suas próprias soluções e a agir no sentido de chegar aos seus objetivos pré-estabelecidos. É um processo que implica reflexão-ação, baseando-se na premissa de que a mudança no sentido desejado só ocorre através da ação, saindo da zona habitual conhecida (zona de conforto), fazendo algo diferente, é que é possível aprender, dando passos que nos conduzam onde queremos chegar.

Principais benefícios do Coaching para o cliente (indivíduo / empresa):

Transformar sonhos em objetivos e objetivos em reais concretizações;

Ajuda a clarificar e a definir de forma concreta o que se pretende atingir na vida;

Permite a mudança, o desenvolvimento e aprendizagem de forma continuada;

Leva à tomada de consciência de que é o responsável pela sua vida e pelos resultados que pretende alcançar – ‘Melhorar a sua vida depende de si’;

Direciona a atenção para as soluções, em vez do foco no(s) problema(s);

Potencializa a descoberta de soluções, de diferentes caminhos, opções e estratégias para alcançar o que pretende na sua vida;

Desbloqueia o potencial do ser humano, ajudando-o a descobrir que tem todos os recursos que necessita, ou, se ainda não tem, pode criá-los;

Promove a consideração de diferentes perspetivas, mudança nas formas de pensar e de agir;

Ajuda a ultrapassar bloqueios e limitações, transformando crenças limitadoras em crenças potenciadoras;

Promove a auto-superação, confiança, autoestima e a inteligência emocional;

Promove o autoconhecimento (valores, crenças, missão de vida, visão) e crescimento pessoal;

Promove o desenvolvimento integrado (pessoal e profissional);

Contribui para uma melhor qualidade de vida e equilíbrio de satisfação nas diferentes dimensões (pessoal, familiar, profissional, relacionamentos, finanças, saúde…);

Permite alcançar o sucesso em qualquer área da sua vida.

Cura Reconectiva:

A Cura Reconectiva consiste em aceder ao estado ótimo do ser humano.

É o retorno à nossa força original da vitalidade, saúde, harmonia, sentido de realização pessoal, e resulta da interação com um espectro abrangente de frequências energéticas de cura.

É uma abordagem baseada na Física Quântica que potencializa o Equilíbrio do ser humano nas suas diferentes dimensões de SER (física, emocional, mental e espiritual).

Tendo em consideração que cada matéria ou corpo físico possui uma frequência própria de vibração, designada de frequência natural, esta pode ser optimizada no sentido da cada pessoa redescobrir o seu melhor estado de equilíbrio. É durante este processo de interação com a energia (sem toque físico) que se dá o Equilíbrio. E daqui resultam benefícios a vários níveis, podendo ir desde curas físicas, emocionais, mentais, a um bem-estar generalizado. A ciência comprova que se dão benefícios reais a nível celular, nomeadamente a reestruturação do nosso ADN.