AMUT’Caminhando – Abraçando as Azenhas do Rio Neiva – Esposende
Na primeira caminhada do plano AMUT’Caminhando 2019 e conforme é já tradição, o encontro dos(as) AMUT’eiros(as) ocorreu num dos lugares de enorme beleza natural do concelho de Gondomar.
No sábado 19 de janeiro de 2019, apesar do dia ter nascido frio e chuvoso, cerca de setenta animados caminheiros atravessaram o rio até ao único território do concelho de Gondomar localizado na margem Sul do Rio Douro, por forma a descobrir a mágica freguesia da Lomba.
O ponto de encontro tinha sido marcado junto ao palco flutuante do lugar de Pé de Moura da Lomba, para iniciarmos a nossa caminhada às 9h00, local onde tiramos a fotografia de grupo, colorida de ponchos e aguarda-chuvas, e sorrisos de alegria pelos re-encontros no início do novo ano.
Orientados e guiados pela Daniela, o Laurindo e o Pedro da Following Emotions, a quem a AMUT muito agradece, percorremos um trilho magnífico, por eles criado, com uma extensão de cerca de 11 km.
O percurso começou com uma bela subida, fundamental para aquecer e ótima para desgastar as “tolices” gastronómicas das festas natalícias. Chegando a uma das partes mais alta da freguesia, iniciamos a descida até ao lugar da Areja. Pouco antes de lá chegarmos fomos brindados com uma aberta no céu e simultaneamente com uma paisagem deslumbrante sobre o Rio Douro, avistando-se, na outra margem, a freguesia de Melres, o que não deixou de perturbar muitos gondomarenses que nunca tinham estado deste lado de Gondomar.
Passando a Areja, que vale a pena visitar e conhecer para passar uns momentos bem agradáveis e tranquilos junto ao Rio, retomamos o percurso, em subida novamente por entre casas e estradas estreitas, seguindo-se uma descida até à praia da Lomba onde todos ficaram com vontade de regressar, em dias de Sol, para usufruir deste lugar paradisíaco.
Continuamos a caminhar juntinhos ao Rio Douro, até regressar ao nosso ponto de partida, onde alguns previdentes trocaram de roupa, alguns seguiram de volta para os seus afazeres e a maioria orientou-se para o restaurante Dom Vicente, onde um belo almoço quentinho nos aguardava.
Convivendo e partilhando risos e gargalhadas por estarmos juntos, por ali ficamos até meio da tarde. Ainda houve tempo para alguns AMUT’eiros, que por motivos diversos não puderam participar na caminhada, virem ao nosso encontro para grandes e fortes abraços de alegria.
Pelas 16h30 despedimo-nos, com desejos de um ano maravilhoso e muitos momentos de partilha em belas e felizes caminhadas AMUT’eiras, estando a próxima marcada para o dia 23/02/2019, em Esposende.