É com muita alegria que marcamos mais um encontro do nosso programa AMUT’Porto de História, a acontecer no dia mundial da criança, dia 01/06/2019, com encontro marcado às 14h45 aos pés da Ponte de Arrábida, na marginal do Porto, rumo a mais uma aventura pela História e Estórias da cidade invicta.
Encantadoramente guiados pela nossa querida historiadora Dr.ª Maria José Ferreira, rumaremos em direção ao Passeio Alegre, na Foz do Douro, onde existiu um vasto descampado e uma enorme poça, ora de uso exclusivo dos pescadores que ali residiam.
Sabia que no século XVI, este espaço foi totalmente transformado por D. Miguel, Bispo de Viseu, que queria concretizar um programa arquitetónico associado “à simbólica antiga de expressões tão emblemáticas como o farol de Alexandria, o colosso de Rodes e o mausoléu de Halicarnasso”? Sabia que progressivamente o Castelo da Foz perdeu a sua função defensiva, tendo servido de prisão para presos políticos e também de residência da poetisa Florbela Espanca, esposa de um dos oficiais da guarnição.
Ao longo deste dia poderá ainda saber porque é que a cidade do Porto, ao longo da sua História, teve mais do que um santo padroeiro e o que levou a Igreja Católica a “Cristianizar” a festa popular pagã associada à alegria das colheitas, associando-a ao S. João Batista.
São estas e muitas as curiosidades que iremos descobrir no nosso percurso, com cerca de seis quilómetros e que terminará pelas 19h00.
Acompanhe-nos nesta viagem no tempo e passe um dia repleto de boa disposição e deslumbramento.
Inscreva-se aqui.
Caminhar com os AMUT’eiros é encontro, é descoberta e é alegria de partilhar momentos inesquecíveis, junte-se a nós!