No ano 2018, iniciamos uma nova vertente AMUT’caminhando, que pretende responder ao pedido de alguns caminheiros que anseiam por trilhos mais arrojados e com graus de dificuldade mais elevados. Assim nasceram os trilhos para AMUT’eiros Obsessivos que nos levaram, no ano 2018 a percorrer três etapas do Caminho da Geira, também conhecido como a via Romana XVIII que ligava Bracara Augusta (Braga) a Asturica Augusta (Astorga).
Saindo de Bracara Augusta e ligando os atuais concelhos de Amares e Terras de Bouro, a “Geira” atravessa o que é hoje o território do Parque Nacional da Peneda Gerês marginando o rio Homem entre as zonas de S. João do Campo e a Fronteira da Portela do Homem, entrando aí por terras da atual Galiza.
A Via Romana da Geira, também consta da rota dos Caminhos de Santiago em Portugal, pois na Idade Média era percorrida pelos peregrinos ostentando a simbólica vieira.
Nos dias 18 e 19 de maio de 2019 percorremos a 4.ª e 5.ª etapas, iniciando a nossa caminhada em Castro Laboreiro, onde nos embrenharemos, de imediato, na extraordinária beleza natural do Gerês, onde a fauna e a flora nos acolhem de braços abertos.
A inscrição para esta aventura “romana” ficará disponível aqui, a partir do dia 15/04/2019.