Nos primeiros dias da primavera a proposta da AMUT’Caminhando é de seguir para o concelho de Vale de Cambra, mais precisamente para as suas aldeias mais altas, localizadas na encosta Sul da Serra da Freita, a 930m de altitude.
Num dia de encontro e partilha teremos oportunidade de percorrer um trilho de cerca de 9km, com grau de dificuldade muito difícil. Iniciando no alto da montanha, seguiremos deslumbrando-nos com a ruralidade e as paisagens magníficas destes lugares de outros tempos, passando por caminhos florestais frondosos, linhas de água da bacia hidrográfica do rio Teixeira, caminhos lageados, carreiros que nos conduzirão até uma belíssima cascata escondida no meio da vegetação e à confluência de um pequeno ribeiro.
Caminharemos por trilhos de pedras gastas pelos cascos das cabras e das ovelhas, atravessando-se, assim, uma vereda de pastores. Passaremos pela aldeia da Lomba, segundo alguns dizem, uma das mais belas aldeias de Portugal, empoleirada num promontório onde se avistam 15 canastros.
Um dia de partilha e encontro com as tradições, a fauna e a flora de lugares “esquecidos” nas Montanhas Mágicas de Vale de Cambra, a fauna e flora
As pré-inscrições para esta caminhada estarão disponíveis aqui a partir do dia 06/03/2019.